A empresa MB Limpeza Urbana, responsável pela coleta de resíduos em Palmas, se manifestou publicamente, esclarecendo os motivos que levaram à uma recente paralisação de suas atividades, constatada nesta segunda, 9, por diversos vídeos que circulam nas redes sociais, parte dos funcionários está em greve. A interrupção, de diversos serviços de limpeza urbana e coleta de lixo, aconteceu após uma notificação do sindicato laboral e se deu, conforme a empresa, pela impossibilidade de cumprir com os pagamentos de salários devido ao não repasse de verbas, desde setembro, por parte da Prefeitura Municipal.
O vereador Clayzer Magono Duarte, conhecido como Nego (PL), falou sobre os impactos da situação e a falta de transparência nas ações da Prefeitura, destacando o caso da MB Limpeza Urbana, que presta serviços de coleta de resíduos na cidade.
Na última sexta-feira, 6, a MB Limpeza Urbana emitiu uma nota de esclarecimento informando que não conseguiu realizar o pagamento da folha salarial dos colaboradores, devido ao atraso no repasse dos valores referentes ao mês de setembro, por parte do poder público municipal. A empresa realiza o serviço de coleta de lixo e limpeza urbana há 5 anos em Palmas, afirmou que “sempre honrou com todos os compromissos assumidos” e que o atraso nos pagamentos está causando um “desequilíbrio econômico no caixa da empresa”, dificultando a continuidade das operações.
Em sua fala, Nêgo ressaltou a dificuldade das empresas terceirizadas em manter seus compromissos devido à falta de repasses, situação que já foi observada com outras prestadoras de serviço, como a empresa Cantão. “É preocupante. A gente vê que está sendo investido em outras coisas, e não têm visibilidade nem transparência, como esse contrato de manutenção de ônibus no valor de R$14 milhões que ela fez. Nós solicitamos o contrato para averiguar e ela simplesmente não respondeu”, afirmou o vereador.
Além disso, Nêgo criticou a administração municipal por não dar a devida atenção aos serviços essenciais prestados por empresas terceirizadas, como a MB Limpeza Urbana, Global e Montana, que realizam a segurança, limpeza e conservação dos prédios públicos. “Palmas precisa e necessita do serviço dessas empresas. Não é de hoje que ela não tem conseguido pagar”, completou o vereador.
A MB Limpeza Urbana, por sua vez, lamentou a paralisação e afirmou estar “realizando todos os esforços junto à Administração Pública Municipal para regularizar a situação com a maior brevidade possível”. A empresa também reforçou que “está sempre entre os serviços públicos mais bem avaliados nas pesquisas de opinião” e que, apesar do histórico de pontualidade, o atraso no pagamento por parte do município comprometeu suas finanças e, consequentemente, a continuidade dos serviços prestados à população.
Nota de Esclarecimento
A Empresa MB Limpeza Urbana vem a público esclarecer que sempre honrou com todos os compromissos assumidos no Município de Palmas e suas respectivas obrigações trabalhistas, são mais de 5 anos realizando a coleta de resíduos com eficiência e satisfação de todos, estando sempre entre os serviços públicos mais bem avaliados nas pesquisas de opinião.
Apesar do Histórico de pontualidade para com as obrigações trabalhistas, Hoje fomos surpreendidos com a paralisação das atividades por parte dos colaboradores após notificação do sindicato laboral.
Na última sexta feira (06/09) não foi possível realizar o pagamento da folha de salarial regular dos nossos colaboradores, pois, até a presente data, não recebemos ainda, do poder público municipal os valores referente ao mês de SETEMBRO, apesar disso vínhamos realizando todos os pagamentos em dia até o momento.
Entretanto tal atraso, por parte da municipalidade, causa um desequilíbrio econômico no caixa da empresa e impossibilita a continuidade dos pagamentos para além do que já foi feito.
Lamentamos a paralisação e informamos que estamos realizando todos os esforços junto a Administração Pública Municipal para regularizar a situação com a maior brevidade possível.
Por: Redação Palmas Infoco.