Operação de fiscalização ‘Tolerância Zero’ flagra desrespeito às medidas contra a Covid-19

Operação de fiscalização ‘Tolerância Zero’ flagra desrespeito às medidas contra a Covid-19

Fiscais registraram um embargo (fechamento) por aglomeração, 17 autos de infração e seis notificações de estabelecimentos; ações também se concentraram nas praias durante o dia

Mesmo com os trabalhos intensos das equipes de fiscalização, muitas pessoas continuam desrespeitando os decretos municipal, principalmente na Praia da Graciosa, que em mais uma noite esteve lotada. O registro foi feito entre a noite de sábado, 17, e a madrugada deste domingo, 18, durante a operação Integrada ‘Tolerância Zero’, que vistoriou estabelecimentos e flagrou diversas situações de descumprimento das medidas de segurança e prevenção à Covid-19, na Capital.

 

Assim como na noite anterior, a movimentação na Praia da Graciosa foi bastante intensa. Inúmeras pessoas fazendo uso de bebidas alcoólicas, embaladas por som automotivo ou de caixas portáteis, aglomeravam-se e ignoravam medidas básicas de prevenção, como o uso de máscaras de proteção individual e o distanciamento social. Segundo os agentes de segurança, a aglomeração entrou pela madrugada deste domingo, e mais de 2 mil pessoas estavam no local. O público foi dispersado com a chegada das forças de segurança.

 

Conforme o relatório dos fiscais de Obras e Posturas Municipal, durante a operação ‘Tolerância Zero’, as equipes foram divididas em dois grupos para atender às ocorrências por todas as regiões da Capital. Ao todo, foram registrados um embargo (fechamento) por aglomeração, 17 autos de infração e seis notificações de estabelecimentos comerciais que descumpriam as determinações. Outros 29 autos de infração foram efetuados pelos agentes de Trânsito e Transporte Municipal.

 

As equipes receberam denúncia de que um estabelecimento localizado na Arne 51, que havia sido embargado recentemente, estava em pleno funcionamento. Chegando ao bar, foi confirmada a irregularidade, inclusive com a realização de festa com música ao vivo, sem a devida autorização, e cerca de cem pessoas aglomeradas no espaço. Os fiscais promoveram a dispersão do público e adotaram as medidas cabíveis.

 

Domingo

 

Os trabalhos continuaram nste domingo, 18, com as atividades educativas do projeto ‘Palmas na onda da prevenção’, nas praias da Graciosa, Arnos, Prata e Caju, monitorando os empreendimentos comerciais e conscientizando os banhistas da necessidade de obedecerem aos protocolos de segurança e higienização contra a transmissão do vírus. Foi constatada superlotação nesses espaços, em especial na Praia do Caju, onde as equipes fizeram abordagens educativas na tentativa de sensibilizar os frequentadores a seguirem as regras de prevenção à Covid-19. O mesmo trabalho foi realizado ao longo de todo o dia no sábado, 17. A ação também conta com apoio das forças de segurança e trânsito da Capital.

 

Operação

 

Os trabalhos são comandados pela Diretoria de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), realizados em conjunto pelas equipes da Vigilância Sanitária e de Obras e Posturas, com o apoio operacional dos agentes de Trânsito e Transporte, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Corpo de Bombeiros Militar, equipe da Cidadania e Justiça, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) e o Procon-TO. Na operação “Palmas na onda da prevenção”, também atuam em conjunto a Agência de Turismo de Palmas, Fundação Municipal do Esporte e Lazer e Fundação Municipal da Infância e Juventude.

Por: Redação Palmas Infoco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.