Serão quatro turmas, em dias e horários alternados, sendo duas turmas por dia
A primeira turma do “Curso de Teste Rápido para Diagnóstico do HIV, Triagem de Sífilis e Hepatites (B e C) e Aconselhamento” ofertado pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em parceria com a Secretaria da Saúde (Semus), iniciou na manhã desta quinta-feira, 24, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), prédio onde fica sediada a Fesp. As aulas teóricas serão ministradas para quatro turmas, em dias e horários alternados, sendo duas turmas por dia, uma das 8 às 12 horas e outra turma das 14 às 18 horas. Aulas práticas começam na primeira semana de agosto.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Educação Permanente em Saúde da Fesp, Quézia Catharinne Cavalcante de Melo, o curso tem carga horária total de 103 horas. “As aulas teóricas são ofertadas pelo Telelab, [plataforma online do programa de educação permanente do Ministério da Saúde] e após a teoria, o cursando deve atestar requisitos para seguir para a parte prática, comprovados após avaliação e emissão de certificado desta primeira etapa”, pontuou a coordenadora.
O curso é ofertado aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e a prática deve ter início em agosto e será ministrada pela enfermeira Alcinéia Ferreira Santos, analista da Coordenação Técnica de Doenças Infectocontagiosas da Semus, juntamente com os residentes de Saúde Coletiva da Fesp.
Apesar de já realizar testes rápidos para o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em sua rotina, a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Albertino Santos, da Arse 101 (1.004 Sul), Jercilene Nunes, destaca a relevância do curso. “Esse curso está sendo muito importante para aprimorar meu desempenho profissional, pois, cada dia é um aprendizado. Como já faço os testes na prática, pensei que já sabia muita coisa, mas percebi que sempre é possível melhorar para atender o usuário da melhor forma possível”, enfatizou a enfermeira.
Curso
O curso objetiva preparar os profissionais de saúde, que ainda não foram capacitados ou que necessitem de atualização, para ampliar o acesso da população de Palmas ao diagnóstico, detecção e acompanhamento precoce nos serviços de saúde e a melhora na qualidade de vida. O curso será ofertado pela Área Técnica das Infectocontagiosas da Semus, em parceria com a Divisão de Educação Permanente em Saúde da Fesp, com pequenas turmas presenciais.
O teste rápido permite atender à crescente demanda pelo diagnóstico de agravos relevantes à saúde pública, visto que, sua utilização aumenta a agilidade da resposta aos indivíduos e permite seu rápido encaminhamento para assistência médica e início de tratamento.
Por: Redação Palmas Infoco.