Projeto de lei do vereador Pedro Cardoso quer fortalecer o combate ao câncer de ovário

Projeto de lei do vereador Pedro Cardoso quer fortalecer o combate ao câncer de ovário

Legislação institui a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário no município de Palmas.

Um projeto de lei do vereador Pedro Cardoso (União) pretende instituir a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário no município de Palmas. Um dos objetivos é implementar ações para o diagnóstico precoce desse tipo de câncer, disponibilizar exames de ultrassonografia e desenvolver campanhas de esclarecimento às mulheres, principalmente sobre os sintomas e as formas de tratamento da doença.“O câncer de ovário é o câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o mais letal. Sua incidência está associada a fatores genéticos, hormonais e ambientais. A história familiar é o fator de risco isolado mais importante (cerca de 10% dos casos). O tumor pode acometer a mulher em qualquer idade, mas é mais frequente depois dos 40 anos”, afirma.

De acordo com a legislação a mulher com diagnóstico de câncer de ovário deverá receber acolhimento humanizado, respeitoso e ser cuidada em ambiente adequado ao seu tratamento que respeite sua dignidade e confidencialidade.

“O câncer de ovário é silencioso, demora a apresentar sintomas e pode crescer bastante antes de ser detectado. Por isso, cerca de 75% dos casos tem o diagnóstico quando a doença já está avançada, daí a necessidade de consultar o médico regularmente”, pontua.

Fonte: Jornal Primeira Página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.