Rede de drenagem começa a ser implantada em prolongamento da Av. Teotônio Segurado na lateral do Jardim Taquari

Rede de drenagem começa a ser implantada em prolongamento da Av. Teotônio Segurado na lateral do Jardim Taquari

Trecho faz parte de áreas atendidas com implantação de infraestrutura viária da primeira etapa do Programa de Requalificação Urbana de Palmas de financiamento internacional

 

Nesta quarta-feira, 09, máquinas pesadas operam no Jardim Taquari, sul de Palmas, realizando escavações para rede de drenagem em prolongamento da Av. Teotônio Segurado, na lateral do setor. O trecho será ligado a outras vias daquela região que também receberão infraestrutura viária completa. Os trabalhos marcam a retomada das obras no Jardim Taquari que haviam sido parcialmente suspensas em razão do período de chuvas.

 

O setor foi contemplado pelo Programa de Requalificação Urbana de Palmas com financiamento internacional para receber rede de drenagem pluvial, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização viária, calçadas com acessibilidade e modernização da rede de iluminação pública.

 

Depois do trecho da Teotônio Segurado na lateral ao bairro, avenidas internas do setor e a quadra T-33 também receberão infraestrutura viária completa. A dona de casa Francisdalva Pereira diz estar ansiosa por ver o asfalto na via que passa em frente à sua casa, a TLO-07 (prevista para receber intervenções assim que os trabalhos na lateral da Teotônio Segurado forem concluídos). “Estou muito satisfeita de ver o Taquari com asfalto. O período da poeira sempre foi muito difícil. As crianças sempre se sentindo mal. Já asfaltaram muita coisa por aqui, mas agora estou torcendo para chegarem logo na minha porta”, disse a moradora, com a pequena Ana Sofia Pereira, de 02 anos.

 

Avanços

Considerando toda a infraestrutura já implantada, o bairro já contabiliza avanços importantes. Segundo a Secretaria da Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), as ruas internas das quadras T-20 (com exceção da rua LO-15), T-21, T-30, T-31 e T-32 já receberam rede de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e meio-fio. Nas quadras T-30, T-31 e T-32 já há, inclusive, sinalização vertical implantada. Todas essas melhorias contabilizam 46,5% do projeto previsto para o bairro. Ainda estão previstas sinalização viária horizontal e calçadas com acessibilidade. A implantação de iluminação pública modernizada também segue em andamento.

 

Como já havia esclarecido o secretário da Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Trabulsi, as obras da primeira etapa do programa – iniciadas em abril de 2020 – estão com os percentuais de execução satisfatórios. “Manter ritmo às obras no período chuvoso fica impraticável, porque o solo saturado não oferece estabilidade para os trabalhos. Como tivemos um bom ritmo no ano passado, o andamento das obras não foi prejudicado”.

 

A primeira etapa de obras do Programa de Requalificação Urbana de Palmas atende às quadras Arne 54 (408 Norte) (96,83%), Arne 64 (508 Norte) (67,64%), ASR-SE 25 (212 Sul) (66,06%), ASR-SE 85 (812 Sul) (68,97%) e Avenidas NS-10 (59,51%) e LO-04 (99,61%) e avenidas adjacentes às quadras citadas. O investimento nesta primeira etapa é de R$ 125.220.790,77, com financiamento do Banco do Desenvolvimento da América Latina (CAF).

 

Para a segunda etapa, com processo licitatório já em andamento. Estão estimados investimentos da ordem de R$ 33 milhões para levar infraestrutura viária completa para os setores Santa Fé, Morada do Sol, Morada do Sol I e Morada do Sol III, na região sul de Palmas.

Por: Redação Palmas Infoco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.