O vereador Daniel Nascimento (Republicanos), protocolou um novo Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Cuidados Paliativos, com a proposta de garantir qualidade de vida e atenção integral à saúde para pessoas com doenças sem possibilidade de cura, além de dar suporte aos familiares. O projeto busca estabelecer que os cuidados paliativos devem ser iniciados logo após o diagnóstico, oferecendo apoio clínico, psicológico e espiritual tanto ao paciente quanto à família, até o momento de falecimento e durante o luto.
A política será orientada por princípios que reconhecem a morte como um processo natural, valorizando a dignidade, intimidade e autonomia do paciente. O projeto também prevê a capacitação de profissionais e a criação de equipes multidisciplinares para oferecer o tratamento adequado.
O vereador ressaltou que a iniciativa está em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Cuidados Paliativos, recentemente lançada pelo Governo Federal. Daniel Nascimento defende que essa política representa um avanço significativo para humanizar os cuidados em saúde pública no município de Palmas, promovendo um atendimento digno e especializado aos pacientes em situações de grave enfermidade.
A proposta agora será discutida e votada na Câmara Municipal, com a expectativa de melhorar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos e garantir um tratamento mais humanizado.
Por: Redação Palmas Infoco.