A Guarda Metropolitana de Palmas completou 29 anos de atuação na Capital, nesta quarta-feira (9). Com o intuito de comemorar este grande marco, a Câmara Municipal prestou uma homenagem à corporação durante a 1ª Sessão Ordinária do ano legislativo 2022. No decorrer da cerimônia, o vereador Waldson da AGESP (Avante) comemorou mais um ano de muito trabalho da categoria e destacou a importância da GMP para a segurança do município.
De acordo com o parlamentar, os profissionais da organização fazem um trabalho excepcional para a população de Palmas. ”Faça chuva, faça sol, as equipes da GMP estão sempre fazendo as rondas pela cidade, isso para nós [moradores] é muito bom. Quanto mais segurança, melhor!”, disse o Vereador.
Conheça a Guarda Metropolitana de Palmas
Criada em 09 de fevereiro de 1993, a Guarda Metropolitana de Palmas dispõe, atualmente, de um efetivo de 214 guardas, sendo 28 mulheres. A corporação chega aos seus 29 anos com vários serviços prestados à comunidade.
A corporação conta ainda com a Divisão de Fiscalização Ambiental que cuida da preservação e trata de crimes ambientais, o patrulhamento urbano realizado pelos GMPs Operacionais e o uso de treinamento especializado pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), bem como o Programa Preventivo do Guardião Escolar, além do setor cultural.
A Guarda Metropolitana de Palmas criou o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da GMP através da Lei 2539/20, que foram adicionados ao programa a Orquestra Jovem, Coral Jovem e a Escola de Música comandada pelo Inspetor Rênison, que tem 30 alunos, que participam de aulas online, conforme o calendário escolar do município e cronograma interno do programa. E a orquestra conta com efetivo de 58 músicos bolsistas
Fonte: Jornal Sou de Palmas